quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS

Aproveitem o espaço abaixo para comentários sobre a leitura do livro de George Orwell ou criem suas próprias postagens. Agora creio que vai funcionar!

4 comentários:

  1. "A Revolução dos Bichos" Bichos que fazem uma revolução contra o autoritarismo de um fazendeiro. Um fazendeiro que, supostamente, estaria ali para cuidar desses bichos que, supostamente, seriam incapazes de serem independentes. No meio dessa metáfora, George Orwell, escreve essa história e se mostra avesso a qualquer tipo de autoritarismo. Começo minha leitura curioso para ver como o autor organiza essa metáfora, esperando encontrar surpresas misturadas a ideais. Joaquim Vital

    ResponderExcluir
  2. Adorei o livro por ser claro é direto em alguns pontos, e muito objetivo para alguns leitores que podem formar sua opinião mediante as leituras. Ainda retrata a nossa realidade com enfase muito na questão políca, e na sociedade dividida em que vivemos hoje. Sempre que acreditarmos na força, na opressão, na submissão e no tirar proveito do outro, estaremos agindo segundo nosso instinto animal, instinto esse que muitas vezes estão nas mãos do poderosos que elegemos para nos representar diante de um grupo de pessoas. O homem ainda não é capaz de reconhecer no outro, o seu semelhante, que merece respeito, dignidade. A tolice do homem é tamanha que não consegue enxergar que a sua vida é efêmera. Honra é uma palavra que não existe na nossa sociedade. Conhece-se exploração, massacre, desrespeito. Estamos longe de sermos sujeitos pensantes, ao confundirmos constantemente o essencial com o superficial. Nesta obra estão escondidas nas entrelinhas diversas discussões desde religiosa a pessoal proporcionando ao leitor um vasto caminho de entendimentos.

    ResponderExcluir
  3. O livro Revolução dos Bichos é realmente muito interessante. Já o havia lido, mas agora na releitura descobri muitas coisas novas. A forma da escrita de George Orwell me cativou bastante, com um narrador que vê as cenas(e as conta) e os diálogos eloquentes dos animais; criam um clima que fazem o enredo da história ser verossímil (apesar do absurdo que seria pensar nesta situação). Mas enquanto fábula, ou metáfora, se torna tão perfeitamente bem arquitetada que me fez "comprar" a história e relê-la com: enfase nos detalhes; analisando as emoções que causa no leitor e percebendo a construção da linguagem usada pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Análise Crítica: Ao ler Revolução dos Bichos, não há como não pensar em todas estúpidas, ou mesmo pertinentes (pelo menos há príncipio), revoluções realizadas, pelo homem, pelo ser-humano-animal-racional. O que são os porcos senão os camaradas, companheiros, guerrilheiros que ao assumirem o poder se tornam homens-de-cartola e passam a fazer parte da máquina-produtiva e dominadora da sociedade. Os discursos, a ética, os princípios, a moral, a fidelidade a ideologia, os companheiros de percurso, o porquê lutavam - tudo pelas alianças; pelo dinheiro; "status quo"; pelo poder de mandar, governar, ser o chefe-supremo de uma nação, tribo, cidade - de pessoas. Há princípio tudo com boa intenção, mas todos nós já sabemos como estas histórias continuam... temos muitos animais-humanos no poder, porém irracionais!

    ResponderExcluir